Dados do Trabalho
Título do trabalho
ANALISE DO TEMPO DO TESTE TIME UP AND GO DE CRIANÇAS ESCOLARES
Introdução
O teste Timed up and go (TUG) é um teste utilizado para avaliar a funcionalidade. Está sendo atualmente aplicado em crianças, adolescentes, adultos saudáveis e/ou com alguma deficiência, para análise da marcha. A marcha é um movimento sequencial rítmico, que exige força, coordenação e equilíbrio. É descrito por alguns autores que o desenvolvimento do padrão da marcha pode ocorrer entre 5 a 7 anos, e para outros, se estende até a adolescência, com a estabilização acima dos 8 anos.
Objetivo
Avaliar o tempo do teste Timed up and go em crianças escolares e associar ao desenvolvimento do padrão da marcha.
Metologia
Foram avaliadas crianças saudáveis com idade de 7 a 12 anos pelo teste TUG. O voluntário iniciou o teste partindo da posição sentada, em uma cadeira sem braços, com encosto rígido, que podia ser ajustada para a altura de cada indivíduo, e que não se desloque quando o participante se transferir de sedestação para ortostase. As variáveis mensuradas foram pressão arterial (PA), frequências cardíaca e respiratória (FC, FR), e escala de Borg e saturação de oxigênio (SpO2) e o tempo de teste.
Resultados
Foram avaliadas até o momento 154 crianças, 34 crianças com 7 anos, 46 com 8, 25 com 9, 21 com 10, 17 com, 11 e 11 com 12 anos. As medias dos tempos para realização do teste foram respectivamente, 6,06; 5,79; 5,39; 5,33; 4,82; 4,42 segundos. As alturas médias dos membros inferiores são respectivamente 63, 70, 74, 75, 80 e 85. As crianças com idades maiores apresentaram menor tempo necessário para a realização do teste.
Discussão
Foi possível observar valores de tempos semelhantes nas crianças de 9 e 10 anos, bem como o comprimento dos membros inferiores. Alguns autores descrevem cinco fatores para a maturidade da marcha, entre eles acredita-se que o aumento da velocidade da marcha e do comprimento de passo sejam preponderantes. Mas, ainda é precoce correlacionar o tempo do teste, a idade e o desenvolvimento do padrão da marcha. Mais estudos na área são necessários
Conclusão
Podemos concluir nessa amostra que a idade influencia diretamente no tempo necessário para realização do teste TUG. E que possivelmente o desenvolvimento do padrão da marcha ocorra após os oito anos de idade. Mais estudos são necessários, bem como a continuidade deste.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Timed up and go, crianças, marcha, funcionalidade.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Minas Gerais - Brasil
Autores
LUCAS HENRIQUE SOUZA SILVA, Gabriel Pereira Borges