Dados do Trabalho


Título do trabalho

METODO PILATES PREVINE QUEDAS EM IDOSOS?

Introdução

O envelhecimento fisiologicamente provoca um declínio no desempenho físico e cognitivo, promovendo um declínio progressivo da força muscular, da coordenação e do equilíbrio, expondo os idosos ao um maior risco de quedas. Estratégias para reduzir o índice de quedas em idosos, incluem programas de exercícios com foco no equilíbrio, flexibilidade, resistência e força muscular. Entre as diversas possibilidades o método Pilates surge como uma opção.

Objetivo

Avaliar o método Pilates como recurso na prevenção do risco de queda em idosos.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal, foi comparado dois grupos da mesma população, um grupo de idosos praticante de pilates, e um grupo de idosos sedentários pareados pelo sexo e idade ao grupo pilates. Ambos os grupos passaram pelos mesmos tipos de avaliação, que foram uma ficha de anamnese, a escala de equilíbrio de Berg e o time up and go.

Resultados

Ambos os grupos foram compostos por um homem e 14 mulheres. A média de idade em ambos os grupos foi de 67,02±5,13 anos. O grupo de idosos praticantes de pilates mostrou um melhor desempenho relacionado a escala de equilíbrio de Berg apresentando diferença significativa quando comparado ao grupo controle (55,5±0,64x53±2,8 p:0,0002) e não houve diferenças significativas entre os grupos do time up and go (10,8±2,23x12,6±3,01 p:0,205).

Discussão

O método Pilates foi evidenciado positivamente como recurso na prevenção do risco de quedas em idosos (Patti et al. 2021) e mais indicadores de equilíbrio melhoraram significativamente no grupo com treinamento de Pilates como relatados em outros estudos (Długosz-Boś et al.2021).

Conclusão

O presente estudo concluiu que os praticantes do método Pilates apresentam um melhor equilíbrio quando comparado aos idosos sedentários, sendo menos suscetíveis as quedas. Onde o método Pilates se destaca como uma opção da prevenção de quedas em idosos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Equilíbrio postural. Técnicas de exercício e de movimento. Idoso. Acidentes por quedas.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia em Gerontologia

Instituições

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

RUHANA DE PAULA BARBOSA NASCIMENTO, DANIEL BOMBAZARO MEDEIROS, STEFANNY LOUISE RIBEIRO DA ROCHA, ANA CRISTINA FARIAS DE OLIVEIRA