Dados do Trabalho


Título do trabalho

INVESTIGAÇAO DO CONHECIMENTO PARENTAL ACERCA DA PREMATURIDADE E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA A CRIAÇAO DE UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL TECNOLOGICA

Introdução

A prematuridade é caracterizada pelo nascimento antes de 37 semanas de gestação e constitui riscos para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Para garantir a saúde do bebê prematuro, é preciso educar os pais sobre a prematuridade e sobre os cuidados que ela exige. Dentro do contexto social atual, uma estratégia possível é a intervenção por meio de um aplicativo educacional, que deve ser desenvolvido com base nas necessidades reais dos pais de prematuros.

Objetivo

O estudo teve como objetivo levantar informações acerca dos conhecimentos dos pais de prematuros sobre prematuridade e suas implicações para o desenvolvimento infantil até o segundo ano de vida, de modo a obter informações para a criação de um conteúdo baseado na necessidade do usuário, com base científica e destinada ao desenvolvimento de uma ferramenta educacional de base tecnológica em formato de aplicativo para dispositivo móvel.

Metologia

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo, correspondente à fase 1 de um projeto que visa a criação de uma aplicativo educacional direcionada a pais de prematuros. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 mães de crianças nascidas com menos de 36 semanas gestacionais. A entrevista constituiu-se pelo questionário socioeconômico ABEP, questões informativas sobre o pré-natal e parto e questões sobre o interesse em aplicativos sobre a prematuridade.

Resultados

83,3% dos participantes não conheciam métodos para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor. 37,5% não foram informados por médicos acerca da janela de oportunidade e a relevância dos 2 primeiros anos. Foram relatadas dificuldades principalmente em relação ao desenvolvimento motor e linguístico, além da escassez de informações durante a gestação e puerpério. 87,5% dos responsáveis recorreram a busca de informações por conta própria, sendo a internet o maior local de pesquisa.

Discussão

Foi identificada a demanda de aprendizado dos pais e seu interesse em um aplicativo educacional. A estratégia é essencial para disseminar informação e como meio de triagem, ajudando a identificar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e estimulando a intervenção precoce. Temas sugeridos pelos pais que devem ser prioridade no projeto são: marcos motores, dicas para ajudar o desenvolvimento infantil, estímulos para realizar em cada fase do crescimento e gráficos de crescimento.

Conclusão

Com base nos resultados, foi possível constatar que existe uma ruptura de informações sobre a prematuridade e sobre os cuidados com prematuros, assim como a necessidade de apoio e acolhimento com os pais. Através desses achados e das sugestões sobre como suprir suas demandas, será viável o desenvolvimento de um aplicativo educacional móvel que auxilie os pais e garanta a disseminação de informação correta, confiável e de fácil acesso.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Prematuridade. Pais. Conhecimento. Aplicativo. Tecnologia.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - Brasil

Autores

KARINA KELM, LÍGIA MARIA DA COSTA CANELLAS TROPIANO, SILVANA MARIA BLASCOVI DE ASSIS, ANA GRASIELLE DIONÍSIO CORRÊA