Dados do Trabalho
Título do trabalho
A IMPORTANCIA DA FISIOTERAPIA EM MULHERES GESTANTES NAS UNIDADES DE SAUDE (UBS) - UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA DE LITERATURA
Introdução
O período gestacional é marcado por inúmeras mudanças estruturais e funcionais que acarretam déficit no tônus muscular do assoalho pélvico¹. A atuação fisioterapêutica é proporcionar um aumento na força muscular, na resistência e no suporte visceral, principalmente no trabalho de parto2 7. Dessa forma, é importante a implementação de programas multidisciplinares como estratégias na promoção a saúde da mulher, para reduzir a morbimortalidade causadas pela gestação8.
Objetivo
Verificar através da revisão de literatura a importância do fisioterapeuta na saúde gestacional de mulheres usuárias de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Metologia
A pesquisa em questão refere-se a uma revisão de literatura, caracterizada uma pesquisa descritiva, sendo um estudo quantitativo. A coleta de dados com bases em artigos já publicados em bibliotecas da área de saúde, revistas eletrônicas e bases de dados virtuais e em acervo de livros. Os descritores foram: Gestação; Alterações Gestacionais; Atuação Fisioterapêutica na Gestação; Fisioterapia nas Unidades de Saúde.
Resultados
Para a discussão e análise dos resultados, foram selecionados 13 artigos onde seguiram os descritores. Em uma análise mais minuciosa dos resumos, foram selecionados 7 artigos.
Devido a limitação de caracteres, a tabela com os resultados/ discussão estará na íntegra.
Discussão
As alterações fisiológicas que ocorrem no período gestacional interferem diretamente na qualidade de vida e bem-estar diário dessas mulheres. Dessa forma, a fisioterapia nesse período é indispensável na adaptação da rotina da gestante e prevenção de intercorrências no puerpério3.
Devido a limitação de caracteres, a tabela com os resultados/ discussão estará na íntegra.
Conclusão
Em síntese, é fundamental que a gestante receba assistência adequada durante todas as fases da gestação. Sendo assim, a fisioterapia é indispensável nesse processo, pois, além de contribuir para uma recuperação mais rápida e eficiente, fortalece o tônus muscular. Após a análise dos artigos selecionados, verificamos que a atuação do fisioterapeuta na fase gestacional é de extrema importância principalmente em saúde pública, porém na prática existem poucos relatos de resultados.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Gestação, Saúde da Mulher, Fisioterapia na Gestação, Fisioterapia na UBS, Saúde Pública.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Saúde Pública
Instituições
Centro Universitário de Pato Branco - Paraná - Brasil
Autores
BIANCA TAMELA KAPAZI, BRUNA SOLANGE DE PAIVA ANTONIO SILVA, VANESSA TUMELERO